Dicas de manuntenção
10 dicas simples para aumentar a velocidade da sua lancha
A primeira coisa que passa pela cabeça quando se quer melhorar o desempenho de uma lancha é colocar um motor mais potente. É claro que ajuda. Mas, além de custar caro, essa mudança pode não resolver totalmente o problema. Por isso, antes de decidir pela simples troca de motorização, vale a pena considerar alternativas mais simples e principalmente bem mais baratas, que podem fazer sua lancha deslanchar. Para ajudá-lo nessa tarefa, montamos uma lista com dez opções. Confira.
Dez alternativas para navegar mais rápido
1 – Veja se não há cracas nem limo no casco. Se houver, limpe tudo (casco, eixo, leme etc) completamente. Esses parasitas da água criam arrasto, “freando” o barco o tempo todo. Numa lancha de médio porte, com propulsão de eixo e pé-degalinha, essas incrustações no casco reduzem a velocidade em, pelo menos, 20%. E, às vezes, até impedem o planeio.
2 – Mantenha os hélices em bom estado. Hélice danificado, por menor que seja o dano, força o sistema de propulsão, gera vibração e rouba velocidade. Se ele sofrer qualquer deformação, mande repará-lo e balanceá-lo. Se o caso for mais grave, troque por um novo.
3 – Ajuste o passo do hélice. Hélices fora do passo prejudicam a performance e podem até danificar o motor. Se a rotação não atingir a máxima prevista, é sinal de que o passo está muito longo. Se, ao contrário, passar da máxima, é porque ele está curto. Nos motores de popa, a rotação varia cerca de 200 rpm para cada polegada no passo.
4 – Alinhe bem o eixo da propulsão. Barcos com propulsão tipo eixo e pé-de-galinha precisam ter o eixo muito bem alinhado com o motor, para reduzir ao máximo a vibração, pois ela provoca perda de potência, além de tornar a navegação bem desconfortável.
5 – Distribua bem o peso a bordo e não exagere. Quanto mais leve, mais rápido um barco será. Então, retire os supérfluos. Além disso, se a lancha for pequena, o peso mal distribuído, a deixará desequilibrada e lenta. Concentre o peso no centro do barco, um pouco atrás da meia-nau.
6 – Não leve mais do que o necessário nos tanques. Combustível e água pesam um bocado. Por isso, carregue o necessário para o passeio, acrescido de uma reserva de cerca de um terço, como medida de segurança. Quem navega sempre com o tanque cheio ganha tranquilidade mas perde velocidade.
7 – Não deixe a popa afundar. Para erguer a popa do barco e assim diminuir o arrasto, use flapes — aquela espécie de extensão móvel do casco — fixados no espelho de popa. Quando se abaixam os flapes, a popa levanta e o barco passa a navegar na posição normal, portanto, com maior velocidade.
8 – Posicione bem o motor. Barcos com motor de popa ou centro-rabeta atingem seu melhor desempenho à medida em que se ergue a proa e a área de contato com a água é reduzida. Mas isso precisa acontecer na medida certa, sem que o motor levante demasiadamente, para o hélice não ventilar. Se isso ocorrer, abaixe um pouco o trim do motor.
9 – Equipe a lancha com um jack plate. O jack plate serve para erguer o motor de popa verticalmente, diminuindo o atrito do hélice e da rabeta com a água, sem, porém, alterar o trim da lancha. É um ótimo e simples recurso.
10 – Recolha a capota, sempre que possível. Capotas protegem bem contra o sol e a chuva, mas impedem que o barco atinja maiores velocidades, porque aumentam a resistência ao ar. Se você quiser navegar mais rápido, recolha a capota.